James Giacomoni
· Economista pela Universidade Federal de Santa Maria
(RS); Pós-graduado em Administração pelo Programa de Aperfeiçoamento de
Professores de Administração da FGV e Mestre em Administração pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (RS).
· Consultor de Orçamentos do Senado
Federal. Concursado. De janeiro de 1995 a setembro de 2001, em Brasília (DF).
Atualmente aposentado.
· Professor do Departamento de Ciências
Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília – UnB, de agosto de 1995 a
novembro de 2010. Atualmente é aposentado da UnB. Anteriormente, foi professor
da Universidade de Santa Maria (RS) de 1968 a julho de 1995. No período entre
fevereiro de 1993 e dezembro de 1994 esteve lotado no Departamento de Ciências
Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS).
· Atualmente é professor dos programas de
formação e aperfeiçoamento da Escola Nacional de Administração Pública –ENAP,
em Brasília.
Ø Publicações recentes
· Receitas vinculadas, despesas
obrigatórias e rigidez orçamentária. In: Conti, José Maurício; Scaff, Fernando
Facury. Orçamentos públicos e direito financeiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
· Planejamento e orçamento governamental. Coletânea. 2 vol. Brasília: ENAP, 2006. Organizador da
coletânea juntamente com José Luiz Pagnussat e autor da Introdução do volume 2.
·
Orçamento público. São Paulo: Editora Atlas. Em 2012, foi publicada a 16ª
edição do livro revista, atualizada e ampliada.
Bruno Magalhães D'Abadia
· Bruno Magalhães D'Abadia é graduado em
Engenharia Mecatrônica pela UnB, possui 2 pós-graduações em Engenharia, e hoje
é mestrando em Economia pela UnB.
· Os principais concursos nos quais
conseguiu ser aprovado foram: Petrobras (Engenheiro de Petróleo - 2008), IBGE
(Gestor em Pesquisa - 2009), Superintendência da Previdência Complementar,
Previc, (Especialista em Finanças e Contabilidade, 1º lugar - 2010), TCU (AUFC,
5º lugar para obras públicas - 2011) e Câmara dos Deputados (Consultor
Legislativo em Finanças Públicas, 1º lugar - 2014).
· Trabalhou como engenheiro da Petrobras
e na iniciativa privada, hoje é Auditor Federal de Controle Externo do TCU,
onde já esteve como Assessor do Ministro Raimundo Carreiro e Diretor Substituto
da Secob Edificações/DT-3, e aguarda sua nomeação para consultor em Finanças
Públicas da Câmara dos Deputados.
Carlos
Alexandre Amorim Rocha
· Prof. Carlos Alexandre Amorim Rocha. Mestre
em Economia (UnB, 1997) e MSc in Economics (LSE, 2001). Professor de Análise
Macroeconômica II, de Estatística Econômica e Social e de Econometria da
graduação em Economia da AEUDF (2001-2002) e de Finanças Públicas do curso de
especialização em Finanças Públicas da ESAF (2011). Trabalhou na ECT (1984-1987),
no BB S.A. (1987-1992) e no TCU (1992-2002). Consultor Legislativo do Senado
Federal, com atuação na área de política econômica, desde 2002.
· Redigiu estudos sobre a organização do
sistema de controle das finanças públicas federais, do impacto da Emenda
Constitucional nº 25 sobre as despesas de câmaras de vereadores no período de
1998 a 2001, da probabilidade de vitória nas eleições de 2002 à luz do tempo de
exposição no horário eleitoral gratuito, dos fatores que influenciaram as
reeleições de prefeitos em 2000, da contribuição do Senado Federal para a
implementação das parcerias público-privadas no Brasil, dos limites globais de
endividamento de estados e municípios, do desempenho do Fundo de Participação
dos Estados e do Distrito Federal e da constitucionalidade do Fundo de
Participação dos Municípios.
Ricardo
Alberto Volpe
·
Economista graduado pela Universidade de Brasília,
advogado pela Universidade do Distrito Federal, cursou pós-graduação em
economia do setor público pela FGV/DF.
·
Desde 1994 atua na área do orçamento público
federal, tendo sido Coordenador Adjunto de Administração da Procuradoria da
República no Distrito Federal entre 1996-1997, Assessor do Secretário do
Orçamento Federal em entre 1997-2002 e Gerente de Projetos do Departamento
de Infraestrutura da Secretaria de Orçamento Federal entre 2002-2003. Desde
2003 é consultor de orçamento, exercendo atualmente da Diretoria da Consultoria
de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados.
ASSUNTO
|
INSTITUIÇÃO
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PERÍODO
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Coordenador da Mensagem
Presidencial de Encaminhamento Da Proposta Orçamentária
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SOF/MP
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1998 a 2002
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Equipe da Reforma Orçamentária
de 2000
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SOF/MP
|
1998-2000
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Acompanhamento técnico e
político da apreciação legislativa da LDO e da LOA e do relacionamento
SOF/MP e CMO/CN, bem como da Lei de Responsabilidade Fiscal.
|
SOF/MP
|
1998 a 2002
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Coordenação do processo de
apreciação dos Projetos de Leis do Plano Plurianual 2004/2007, de Diretrizes
Orçamentárias e dos Orçamentos da União.
|
COFF/CD
|
2003 -
|
Rafael
Amorim de Amorim
·
É Advogado, inscrito na Ordem dos
Advogados do Brasil, e Administrador, inscrito no Conselho Federal de
Administração.
·
É Mestre pelo Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Católica de Brasília
(UCB-DF).
·
É Auditor (Carreira de Finanças e
Controle pertencente ao Ciclo de Gestão do Governo Federal) da
Controladoria-Geral da União (Órgão integrante da Presidência da República),
titular do cargo em comissão de Coordenador-Geral de Monitoramento de Processos
Disciplinares (DAS 101.4). Ocupou cargos públicos na Advocacia-Geral da União e
no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
·
É Professor do Centro Universitário
do Distrito Federal (UDF), onde leciona as disciplinas Direito Constitucional e
Direito Administrativo e orienta trabalhos de conclusão de curso. Também é Instrutor
de cursos da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda -
ESAF/MF.
·
É aluno especial do Doutorado do
Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB),
cursando as disciplinas Estado e Regulação e Direito Econômico.
·
Aprovado em 2º lugar no concurso para
Consultor Legislativo, área VIII (Administração Pública), da Câmara dos
Deputados, com nomeação prevista para outubro de 2014.
Luíza Helena Salviano dos Santos Montes
Almeida
·
Possui graduação em Ciência Política e mestrado em
Estudos Comparados nas Américas (Ciências Sociais), ambos pela Universidade de
Brasília (2007).
·
Tem experiência na área de Ciência Política, com
ênfase em Comportamento Legislativo, Orçamento Público e Políticas Públicas. Em
2006, foi assistente de pesquisa em comportamento eleitoral para a Universidade
da Califórnia de San Diego. Em 2008, foi pesquisadora júnior em políticas
públicas e avaliação de programas governamentais na Rede de Informação
Tecnológica Latino Americana.
·
Em 2011, foi assistente de pesquisa para a
Vanderbilt University, novamente em comportamento eleitoral. Em 2012/2013
trabalhou na assessoria em advocacy de políticas públicas e orçamento público
da Ágere - Cooperação em Advocacy, participando da Rede Nacional Primeira
Infância e atuando na Coordenação Colegiada do Fórum Nacional de Prevenção e
Erradicação do Trabalho Infantil. Atualmente é analista socioeconômica na
Gerência de Meio Ambiente da Empresa de Planejamento e Logística - EPL.
Marcos Mendes
· · Marcos Mendes nasceu no Rio de Janeiro em
1965. É economista com graduação e mestrado na Universidade de Brasília e
doutorado na USP. Desde 1995 é Consultor Legislativo do Senado na área de
finanças públicas. Anteriormente trabalhou no Banco Central e no Tesouro
Nacional.
· · Especializado em finanças públicas, produziu
diversos estudos, vários deles premiados, sobre políticas públicas, os
desequilíbrios orçamentários no Brasil e os problemas de gestão fiscal, suas
causas políticas e econômicas. Seus trabalhos analisam questões tão diversas
quanto o tipo de política fiscal que ajuda a reeleger um prefeito; os efeitos
da aprovação do Código Nacional de Trânsito sobre a mortalidade em acidentes
automobilísticos; as inconsistências em projetos de grandes obras públicas como
o “trem-bala” ou os estádios da Copa do Mundo; os problemas nos modelos de
concessão de serviços públicos; a febre de criação de municípios que assolou o
Brasil em décadas passadas. Desde 2011 é um dos editores do premiado site
“Brasil, economia e governo” que, em associação com o Instituto Fernand
Braudel, analisa os impactos das políticas públicas sobre a economia e o bem-estar
social.
·
Ganhou
os seguintes prêmios: “Eleições para prefeitos: como são escolhidos os gestores
das políticas sociais descentralizadas?” 1º lugar Prêmio IPEA 40 anos. 2004; “Transferências intergovernamentais e captura de recursos públicos nos
municípios brasileiros”. Com Fabiana Fontes Rocha. Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas 2003 Menção Honrosa; “A Eficácia da
Vinculação de Recursos no Federalismo Brasileiro: o caso do FUNDEF”. Prêmio
Tesouro Nacional de Finanças Públicas 2002. 1º Lugar.
Sandra Yoko Sato
·
Analista de Planejamento e Orçamento desde 2000.
·
Atualmente na Subsecretaria de Planejamento e
Orçamento do Ministério da Saúde no cargo de Subsecretária Adjunta, desde 2008.
·
Especialista em Saúde Coletiva com área de
concentração em Planejamento em Saúde (2013), pelo Instituto de Saúde Coletiva
da Universidade Federal da Bahia.
·
Atuação profissional anterior como Coordenador
Geral de Orçamento e Finanças nesta SPO/SE/MS, assessoria técnica na Secretaria
de Orçamento Federal – SOF/MPOG no período 2000-2002 e técnica de finanças e
controle na Secretaria Federal de Controle – SFC/MF (atual CGU) no período
1996-2000.
·
Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade
Federal de Uberlândia, em 1995.
Rodrigo Lino de Brito
·
Especialista em Políticas Públicas e Gestão
Governamental (EPPGG), desde 2011, atuando à frente da Coordenação-Geral de
Planejamento e Orçamento da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério
da Saúde desde fevereiro de 2013.
·
13 anos de experiência em áreas de planejamento e
gestão orçamentária, atuando tanto junto às esferas municipal e federal de
governo, quanto à academia.
·
Mestre em Saúde Pública (2007) e Especialista em
Saúde Coletiva (2004), ambos pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da
Fundação Oswaldo Cruz (CPqAM/Fiocruz)
·
Graduado em Odontologia, pela Universidade Federal
de Pernambuco (UFPE), em 2001.
Luna Bouzada Flores Viana
·
Especialista em Políticas Públicas e Gestão
Governamental (2007) atuando no gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde desde
2011.
·
Mestre em Ciência Política UnB (2011)
·
Especialização em Gestão de Políticas Sociais
(PUCMinas, 2006)
·
Graduação Administração UFMG (2006)
·
Graduação em Relações Internacionais (PUCMinas,
2004)
Fidelis
Antonio Fantin Junior
·
Fidelis Antonio Fantin Junior, consultor de
orçamento e fiscalização financeira da Câmara dos Deputados, desde 1999.
Formado em Ciências Econômicas, especialização em Políticas Públicas pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Teoria e Operação de Moderna
Economia Nacional pela George Washington University (EUA), curso de Orçamento e
Economia da Defesa pela National Defense University (EUA) e curso de formação
de analista de fiscalização e controle externo do Tribunal de Contas da União
(TCU).
·
Atuou como analista de orçamento da
Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e
Gestão (SOF/MPOG). Já atuou na coordenação técnica do processo orçamentário e
atualmente é coordenador do Núcleo de Justiça e Defesa da Consultoria de
Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados.
·
Atua como docente no CEFOR desde 2003, em
matéria orçamentária, e também atuou como docente em matéria financeira e
orçamentária pública no Escola de Administração Fazendária (ESAF) e na Fundação
Getúlio Vargas (FGV).
Lucas Oliveira Gomes Ferreira
·
Professor
assistente do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de
Brasília. Mestre pelo Programa Multi-institucional e Inter-Regional de
Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2012).
·
Graduado em
Ciências Contábeis e Atuariais pela Universidade de Brasília (2009).
·
Auditor
Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Foi servidor
do Superior Tribunal Militar (STM), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal
e Territórios (TJDFT), da Fundação Universidade de Brasília (FUB-UnB) e do
Metrô-DF.
·
Possui
experiência em auditoria, contabilidade pública, orçamento, operacionalização
do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), em
cadastro e regularidade fiscal de fornecedores, sanções resultantes da execução
de contratos administrativos e processo licitatório em geral.
Marcelo Wilbert
· Possui graduação em Engenharia Mecânica pela
Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Economia pela
Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Economia pela
Universidade de Brasília (2008).
·
Atualmente é Professor Adjunto da área de
Métodos Quantitativos, no Departamento de Contabilidade e Ciências Atuariais,
da Universidade de Brasília.
·
Atua em dois projetos de pesquisa: (i)
Previdência Social no Brasil - Desequilíbrios e Perspectivas -, sobre análise
da Previdência Social no Brasil, com enfoque nos aspectos que envolvem os seus
desequilíbrios financeiros e atuariais; e (ii) Incentivos em Economia e
Contabilidade do Setor Público, que tem por objetivo o desenvolvimento de
pesquisas cujo escopo envolve a informação contábil e econômica. O projeto
vislumbra a análise de problemas que surgem no âmbito da economia e
contabilidade do setor público com origem na assimetria de informação e de
incentivos entre os agentes envolvidos. Propostas de mecanismos para a solução
desses problemas. Os principais tópicos abordados são política monetária,
federalismo fiscal, orçamento público, controle social, regulação, economia da
saúde.
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